Sentir o corpo "diferente" é normal, você está na adolescência, um período em que acontecem mudanças no corpo, nos sentimentos, no humor, no jeito de enxergar a si mesma e ao mundo, enquanto aumentam as atividades e as responsabilidades.
Portanto, é normal ocorrerem transformações com o estirão do crescimento. Em outras palavras, o corpo "espicha", começando pelas mãos e os pés. Depois vem o aumento da altura. Tudo isso faz parte do que chamamos de puberdade, que é uma fase inicial da adolescência.
A partir de estímulos hormonais, inicia-se o surgimento do broto mamário (seios), que é seguido pelo nascimento de pelos na genitália (vulva) e nas axilas.
O crescimento dos pelos é lento e só diminui por volta dos 18 anos, assim como a área ao redor dos mamilos. Há um aumento também do tamanho dos quadris, que ficam arredondados, enquanto a cintura fica mais fina.
Também na adolescência ocorre a primeira menstruação, chamada de menarca, um momento marcante na vida da mulher e que não pode ser esquecido. Além disso, é comum o aumento da transpiração e odores (cheiros), principalmente nas axilas (o popular "CC") e nos pés ("chulé").
Por tudo isso o banho diário é muito importante!
O conhecimento do próprio corpo e de como ele funciona é imprescindível para que você entenda o que está acontecendo e o que é normal ou não. É muito importante que você entenda que cada adolescente se desenvolve no seu tempo, ou seja, pode haver diferença entre você e suas amigas. Não se preocupe isso é mais do que o normal, mais se você tiver alguma dúvida, procure um profissional de saúde, pois ele pode dar boas orientações e acabar com suas dúvidas. Acompanhe bem de perto seu crescimento e desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário