As pílulas anticoncepcionais são substâncias sintéticas similares a determinados hormônios presentes no corpo da mulher, principalmente o estrógeno e a progesterona. Geralmente, elas atuam impedindo a ovulação ao interferirem no balanço hormonal durante o ciclo menstrual. Além disso, muitas pílulas atuam modificando a estrutura do endométrio, o que dificulta a implantação do embrião, e podem atuar também aumentando o muco existente na abertura do útero, o que dificulta a entrada do esperma.
Antes de utilizar a pílula anticoncepcional, a mulher deve consultar o médico especialista. que realizará alguns exame para indicar a pílula mais adequada e a maneira correta de utilizá-la.
As pílulas anticoncepcionais são bastante eficazes se utilizadas de maneira correta. O índice de falhas desse método encontra-se entre 0,1% a 5%. Outras vantagens da pílula é que elas contribuem para diminuir as chances de ocorrer câncer de útero e ovário, diminuem as cólicas menstruais e os ciclos ficam mais regulares. No entanto, as pílulas apresentam algumas desvantagens, como a não prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, efeitos colaterais indesejáveis em algumas mulheres e não é indicado para mulheres com determinadas doenças cardíacas ou hepáticas.
Nossa.. Vocês estão de parabéns pela iniciativa e pelo blog! É disso que os jovens precisam: informação!
ResponderExcluirE vocês escolheram a melhor maneira de divulgá-la, a internet!
Espero que o blog de vocês cresça bastante para poder informar cada vez mais jovens para que tenham uma sexualidade segura e saudável!
Gostaria muito de ajudá-los nesse projeto.
Posso entrar em contato por email?
Mais uma vez, meus parabéns!
Ótima postagem!! Um assunto muito importante principalmente para esclarecer as dúvidas dos adolescentes!! Parabéns pela iniciativa do blog!! Gostaria de ajudá-los em postagem futuras.. podes me passar seu email??
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa pessoal! É muito importante desmistificar esses assuntos com os jovens, que nessa etapa da vida tem muitas duvidas sobre essas questões. Estou ansioso para poder ajudar. Como posso entrar em contato? Gostaria de ajudar nas publicações.
ResponderExcluirÉ realmente muito importante ressaltar que este método anticoncepcional só deve ser utilizado segundo indicação médica, já que no caso desses remédios a automedicação é bem comum e pode representar perigo para a saúde. Uma outra vantagem da pílula é o controle de certas doenças (como por exemplo a Síndrome dos Ovários Policísticos), além de prevenir gravidez indesejada e de ter outros efeitos benéficos. Entretanto, vale mesmo lembrar que, apesar de o risco de gravidez ser menor, ainda existe índice de falha. O ideal é aliar o método ao tradicional preservativo. Parabéns pela escolha do tema do post e sucesso para o projeto! Caso queiram alguma contribuição para as postagens, estarei à disposição e poderemos nos contatar via email.
ResponderExcluirOlá! Adorei o projeto de vcs! Será que poderia explicar um pouquinho quais são as perspectivas de voces? Estava com uma idéias aqui sobre preservatvos femininos e fiz uma pesquisa legal, se quiser o material pra divulgar mandem um e-mial para marina.guzman@live.com que eu mostro pra vcs!
ResponderExcluirAliás, vcs sabiam que a "camisinha" feminina só é distribuída pelo SUS depois de uma conversa prévia das necessidades dessa menina com o enfermeiro das Unidades de saúde, enquanto que a masculina é livremente oferecida?! Sabem o porque?
Abçs
parabéns pela iniciativa!! cada vez mais nós temos acesso à vários tipos de informação, porém não são em todos os lugares que está presente de forma correta e direta, muito boa a redação!! Se quiserem ajuda para postagens futuras eu estou no email gbaccin@hotmail.com
ResponderExcluirOlá meninas, muito legal a ideia de vcs criarem um blog para falar de algo tao importante quanto a sexualidade. Falando em pilulas anticoncepcionais, vc sabia que se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.Lembre-se de que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz . Esses procedimentos para quando ocorre o esquecimento servem para minimizar os riscos e, mesmo que seguidos corretamente, ainda há possibilidade de ocorrer a gravidez.
ResponderExcluirTambém é importante a consciência de que somente o uso de preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais previne contra riscos de exposição às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), inclusive AIDS.
Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso
para a saúde, e consulte-o pelo menos uma vez ao ano, especialmente quando em uso de hormônios.
Sucesso para o blog de vcs!!
Como podemos entrar em contato para trocarmos mais informações?
Bjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAcredito que a informação é a melhor forma de prevenção, tanto de doenças sexualmente transmissíveis(DSTs),como de uma gravidez indesejada. Por isso, iniciativas como essa são de grande importância e devem ser sempre parabenizadas. Muitas pessoas têm dúvidas quanto a utilização de métodos alternativos, que não precisam ser aplicados ou ingeridos diariamente, e que podem ser muito úteis para determinadas pessoas. Se desejarem posso contribuir um pouco com esse blog, tanto nesse assunto como em outros. Meu e-mail para contato é lucianofvilain@hotmail.com
Sucesso para o blog, abraços!
Realmente está muito bom esses posts, ainda mais sobre um tema que gera dúvidas para todos nessa fase escolar.
ResponderExcluirParabéns pela capacidade de síntese em temas tão complexos como puberdade, métodos contraceptivos e pílulas anticoncepcionais. A minha única sugestão é vocês além de colocarem essas informações, também adicionarem algumas fotos ilustrativas. Pode até ser difícil de achar imagens desses assuntos, mas eu tenho algumas que posso ajudar. Se quiserem me respondam, que enviarei para o email de vocês (Stephanie_horn_sf@hotmail.com).
Abraços
Gostei bastante tbm da ideia de vcs e realmente a internet é a melhor forma de divulgacao por ser de facil acesso e mais interessante do que ler nos livros. Achei legal a escolha desse tema por ser um tema de interesse de mts mulheres. Mas uma coisa fundamental de esclarecer é q não é pq a parceira esta fazendo o uso de anti concepcional e por isso um baixo risco de gravidez que o uso da camisinha deva ser excluido(fato que acontece com mts casais de adolescentes e adultos tbm). É importante alertar que a gravidez nao é o unico problema que deve se ter em preocupacao mas tbm o risco de adquirir doencas DST! Seria uma proposta legal para um novo post e eu estaria encantada de poder contribuir. meu conato é milacsilva93@gmail.com
ResponderExcluirabracos e sucessos para o blog!
Dou a Daniela Senna.
ResponderExcluirMuito legal a iniciativa de vocês. O blog é bem simples e direto, apropriado para idade escolar. Além do anticoncepcional é importante que seja feito o uso de camisinhas. Como a Camila ressaltou, a gravidez indesejada não é o único risco dos jovens, as doenças sexualmente transmissíveis ainda são frequentes e não tem cara.
Tbm tenho material que talvez possa ser útil para o blog e algumas ideias de post. Se quiserem estou a disposição. daniela.dsm425@hotmail.com.
Beijos e abraços. Muito sucesso com o blog
Parabéns pessoal, é sempre importante saber sobre sexualidade desde cedo, conhecendo quais os riscos e cuidados que devemos sempre estar atentos! Meninas, não se esqueçam de que quando sentirem necessidade de tomar essas pílulas falem com seus pais ou alguém mais velho que possa orientá-las, qualquer remédio que tomamos deve ter acompanhamento médico!!
ResponderExcluirSucesso no Blog!
Abrç, Thiago De Luca
Muito bom, ajudou a esclarecer sobre o assunto!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa! O assunto foi bastante elucidado! O blog é uma ótima forma de transmissão do conhecimento!
ResponderExcluirContinue assim.
Jorge.