domingo, 4 de novembro de 2012

Pílula anticoncepcional

   As pílulas anticoncepcionais são substâncias sintéticas similares a determinados hormônios presentes no corpo da mulher, principalmente o estrógeno e a progesterona. Geralmente, elas atuam impedindo a ovulação ao interferirem no balanço hormonal durante o ciclo menstrual. Além disso, muitas pílulas atuam modificando a estrutura do endométrio, o que dificulta a implantação do embrião, e podem atuar também aumentando o muco existente na abertura do útero, o que dificulta a entrada do esperma.
    Antes de utilizar a pílula anticoncepcional, a mulher deve consultar o médico especialista. que realizará alguns exame para indicar a pílula mais adequada e a maneira correta de utilizá-la.
   As pílulas anticoncepcionais são bastante eficazes se utilizadas de maneira correta. O índice de falhas desse método encontra-se entre 0,1% a 5%. Outras vantagens da pílula é que elas contribuem para diminuir as chances de ocorrer câncer de útero e ovário, diminuem as cólicas menstruais e os ciclos ficam mais regulares. No entanto, as pílulas apresentam algumas desvantagens, como a não prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, efeitos colaterais indesejáveis em algumas mulheres e não é indicado para mulheres com determinadas doenças cardíacas ou hepáticas.