O início da adolescência é marcado por um período conhecido como puberdade. Esse período geralmente está compreendido entre 12 e 15 anos nas meninas e entre 13 e 16 anos nos meninos.
A puberdade caracteriza-se por ocorrer muitas mudanças no sistema reprodutor do ser humano, tornando-o apto a produzir os gametas e gerar novos indivíduos. Além disso, é nessa fase que ocorrem muitas mudanças físicas no corpo dos meninos e das meninas.
As mudanças que ocorrem nos meninos e nas meninas durante a puberdade são controladas pelos hormônios sexuais. A partir dessa fase, os hormônios sexuais são secretados em maior quantidade.
O principal hormônio sexual masculino é chamado testosterona. Ele é secretado pelos testículos.
Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona. Eles são secretados pelos ovários.
Além das mudanças físicas na puberdade também ocorrem mudanças comportamentais. A partir dessa fase, os meninos e as meninas começam a demonstrar interesses relacionados á sexualidade, podendo surgir muitos conflitos.
É importante que o adolescente tenha em mente que as mudanças que surgem em seu corpo e no corpo de seus colegas podem ocorrer em diferentes idades. Dessa forma, é comum encontrarmos um adolescente que aparenta ser fisicamente mais desenvolvido do que outro de mesma idade.
Beijos
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Métodos Contraceptivos
Os seres humanos realizam o ato sexual não só para se reproduzir, mas também para expressar emoções e ter prazer. Dessa forma, nem sempre a gravidez é desejável e, por isso, é importante utilizar métodos para evitá-la. Esses métodos são chamados contraceptivos ou anticoncepcionais.
Há varios métodos contraceptivos, cada um com suas vantagens e desvantagens. É importante ressaltar que nenhum método é 100% eficaz e que, muitas vezes, a gravidez ocorre em decorrência do uso inadequado do método contraceptivo escolhido. Por isso é bom saber usar o método contraceptivo antes de ter relações sexuais.
Os métodos contraceptivos mais comuns são: Preservativos e Pipula Anticoncepcional.
Preservativos: Os preservativos, conhecidos popularmente como camisinha, são estruturas elásticas que recobrem o pênis ou a vagina durante o ato sexual. Dessa forma, o sêmen é impedido de entrar no interior da vagina, pois a camisinha funciona como uma berreira. Portanto, como os espermatoziodes não entram no interior do sistema reprodutor feminino, a fecundação não ocorre. Além de previnir a gravidez os preservativos também auxiliam na proteção contra doenças, que podem ser transmitidas durante o ato sexual, como a Aids. Atualmente, há preservativos masculinos e femininos.
Pípula Anticoncepcional: As pílulas anticoncepicionais são substâncias sintéticas similares a determinados hormônios presentes no corpo da mulher, principalmente o estrógeno e a progesterona. Geralmente, elas atuam impedindo a ovulação ao interferirem no balanço hormonal durante o ciclo menstrual. Além disso, muitas pílulas atuam modificando a estrutura do endométrio, o que dificulta a implantação do embrião, e podem atuar também aumentando o muco existente na abertura do útero, o que dificulta a entrada do esperma. Antes de utilizar a pípula anticoncepcional, a mulher deve consultar o médico especialista, que realizará alguns exames para indicar a pípula mais adequada e a maneira correta de utilizá-la. As pípulas anticoncepcional são bastante eficazes se utilizadas de maneira correta. O índice de falhas desse método encontra-se entre 0,1% a 5%. Outras vantagens da pílula é que elas contribuem para diminuir as chances de ocorrer câncer de útero e ovários, diminuem as cólinas menstruais e os ciclos ficam mais regulares. No entanto, as pílulas apresentam algumas desvantagens, como a não prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, efeitos colaterais indesejáveis em algumas mulheres e não é indicado para mulheres com determinadas doenças cardíacas ou hepáticas.
OBS: Queremos deixar aqui registrado informações sobre sexo, o que nós jovens devemos saber, devemos utilizar os métodos anticoncepcionais, para evitar doenças e a gravidez, espero que isso ajude vocês a tirarem suas dúvidas. Beijos!
Assinar:
Postagens (Atom)